domingo, 10 de março de 2024

Professores e alunos conectados



A era digital é uma realidade. Apesar de facilitar bastante a vida de muitos, ainda é um bicho de sete cabeças para muitos. A relutância em evita-las faz com que muitas pessoas ainda vivam as margens das tecnologias, talvez por medo do novo, ou por costume. Em algumas situações não há para onde correr, e o jeito é se render. Nos deparamos com essas questões ao entrarmos na Pandemia do Coronavírus, em 2020, onde muitos profissionais se viram obrigados a adquirir intimidade com a tecnologia. 

Com o isolamento social, e o início das aulas remotas, muitos professores se viram "perdidos" ao precisar lidar com as mídias digitais e a tecnologia. Com toda essa dificuldade, muitos não conseguiam produzir aulas de forma satisfátória, o que gerou frustração em muitos professores. 

Esse choque de realidade serviu para que muitos percebessem que, mesmo fora de uma pandemia, sem necessidade de aulas remotas, o letramento digital é fundamental nos dias de hoje. Necessitamos dele para absolutamente tudo, seja para se comunicar, para pagar uma conta, para agendar uma consulta, para sacar dinheiro, etc. 

Sempre tive facilidade em lidar com as TIC's. Sempre que possível, auxilio algumas colegas de trabalho para que possam, também, aproveitar as vantagens de estar conectado nessa era. 

Nas aulas apresentadas, o que mais me chamou atenção foram as Tecnologias Assistivas. Não conhecia nenhuma delas. Confesso que, durante o período remoto, senti medo em ter um aluno com deficiência e não conseguir me conectar a ele de forma satisfatória. Penso que, todos os professores deveriam apropriar-se dessas ferramentas, estar preparado é fundamental para atender esses alunos que possuem o direito de aprendizagem. 


A tecnologia tem sido cada vez mais incorporada nas escolas como uma ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem, tornando mais acessível, interativa e envolvente a maneira como os alunos aprendem e os professores ensinam. 

Uma das maiores vantagens e benefícios da tecnologia nas escolas é o acesso a informações. Com o uso da internet em sala, os alunos têm capacidade de acessar uma grande quantidade de informações em questão de segundos.

Além disso, os educadores podem usar a tecnologia para criar aulas mais interativas e envolventes, integrando vídeos, jogos e outras ferramentas digitais, como softwares, em sua abordagem de ensino que chamam e prendem a atenção dos alunos. 

Outra vantagem é que a tecnologia pode ajudar a personalizar a experiência de aprendizado dos alunos. Com ela, os professores podem usar dados para avaliar o progresso dos alunos e criar planos de ensino personalizados para atender às necessidades individuais de cada aluno.

Adicionalmente, a tecnologia pode ajudar a tornar o ensino mais acessível aos alunos ao ter uma didática facilitada. 

6 comentários:

  1. Tatiene, penso como vc em relação aos professores se apropriarem de novas ferramentas para passar conhecimento e contribuir na aprendizagem de seus alunos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo Tatiene, que apesar de estarmos na era digital, ainda tinha professores que por medo ou por costume, não utilizavam as tecnologias, mas a meu ver com a chegada da pandemia, foram obrigados a se familiarizarem com as mídias digitais e viram que são capazes.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente, é importante que nós professores tenhamos total conhecimento das tecnologias advindas com a evolução do mundo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Tatiene! Concordo com você, a Internet ainda é vista por muitos como um bicho de sete cabeças, sendo um universo desconhecido e temido. Este medo precisa ser vencido, mas para isso é preciso buscar conhecimentos e aprender na prática, como estamos realizando nesta disciplina.

    ResponderExcluir
  5. boa noite! concordo plenamente. A internet ainda é um mundo desconhecido para alguns , mas esta cada vez mais facil ser ativo nas redes e usar para a educação tem sido uma evolução enorme .

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, passando para conhecer o blog. Obs.: Gosto muito de temas "dark" para sites e blogs.

    ResponderExcluir